Cachaça com Gelo – Ninguém duvida que uma caipirinha estupidamente gelada combina perfeitamente com o calor típico do nosso país. Para ficar saborosa, esta bebida pede umas pedrinhas de gelo para dar o toque final. Mas e cachaça com gelo, combina? Investigamos e vamos contar para você se vale ou não a pena colocar gelo na cachaça pura.
Existem algumas ocasiões em que realmente há benefício em se misturar gelo à cachaça. Por exemplo, beber cachaça com gelo é uma boa para quem ainda não está acostumado com a bebida, porque dá uma diluída e “quebra” o sabor e a percepção do alto teor alcoólico presente na dose.
Outra ideia bacana é misturar gelo em cachaças envelhecidas. Quanto mais tempo a cachaça tiver envelhecido em tonéis de madeira, melhor! Isso porque a água presente no gelo ajuda a liberar estéreis da madeira utilizada durante o processo de envelhecimento. Em cachaças brancas não haveria este benefício, então misturar ou não o gelo vai do gosto do freguês.
Na verdade, a cachaça é uma bebida extremamente versátil, que pode ser consumida de qualquer maneira: com gelo, sem gelo, com frutas, com limão. O hábito de bebê-la em temperatura ambiente é mais uma questão de tradição, já que a bebida traz o estigma de ser forte e “marvada” ou seja, derruba facilmente quem a bebe. Mas se colocamos gelo no whisky ou na vodka, não há problema em colocar também na cachaça.
Fica a dica: cachaça boa de verdade pode ser saboreada de mil e uma maneiras diferentes. Experimente e surpreenda-se.