Cachaça e a Combinação nos Alimentos

Cachaça e a Combinação nos Alimentos, a cachaça é uma bebida que a cada dia passa a ser mais valorizada e procurada, tendo conquistado o paladar dos brasileiros e de pessoas ao redor de todo o mundo. Assim, é cada vez maior o número de pessoas interessadas na degustação da cachaça e também na harmonização com diversos tipos de pratos.

Conjugando-o com receitas específicas, o sabor da cachaça pode ser realçado e trazer para o degustador uma deliciosa experiência.

Veja abaixo algumas dicas e formas de harmonizar a cachaça para bebê-la com maior prazer.

1. Saiba equilibrar a cachaça e a comida

É importante que você fique atento ao equilíbrio entre a cachaça e a receita que pretende experimentar, para que a harmonização seja feita de forma correta e prazerosa.

Se você está preparando uma comida leve, opte por cachaças leves, que tenham baixo teor alcoólico. Em contrapartida, se a comida é pesada, opte por cachaças que tenham alto teor alcoólico e que sejam encorpadas.

2. Harmonize e realce o sabor da cachaça

O sabor da comida deve estar ligado diretamente ao sabor da cachaça na harmonização, ou seja, você desfrutará melhor da bebida de acordo com os ingredientes utilizados na preparação escolhida.

Para receitas que contem com condimentos (ervas, especiarias, temperos diferenciados), escolha uma cachaça aromatizada, e para receitas gordurosas, uma boa opção é uma cachaça com características mais ácida. Caso a receita seja suculenta, opte por uma cachaça mais adstringente. Para identificar o nível de adstringência de uma bebida pense no “repuxado” na boca que ela proporciona, semelhante àquele sentido quando comemos Caju, porém muito menos intenso.

Para realçar o sabor da cachaça é necessário que o sabor da comida não prevaleça ao degustá-las concomitantemente. Por isso, atente-se à harmonização e ao equilíbrio. Preserve sempre o aroma da cachaça.

3. Faça as melhores combinações com cachaça

Existem inúmeras receitas que podem ser harmonizadas com a cachaça. As mais comuns são pratos típicos servidos como entradas, como o queijo, caldos e torresmo. Ainda há restaurantes que servem a cachaça com receitas mais sofisticadas, como canapés e frutos do mar. Opte por caipirinhas ou batidas com frutas para harmonizar com estas receitas.

Para saladas, vinagretes e sopas, escolha cachaças brancas, levemente encorpadas e que podem ser servidas um pouco resfriadas. Frutos do mar e aves podem ser harmonizados com cachaças brancas, levemente ácidas e servidas em temperatura ambiente.

Carnes vermelhas, assados, feijoada e cozidos são facilmente harmonizados com cachaças envelhecidas, aromáticas e leves, em temperatura ambiente.

4. Harmonize a cachaça com doces

Ao contrário do que muitos pensam, a cachaça é uma bebida que pode sim ser harmonizada com doces. O que interferirá na harmonização será o tipo de cachaça escolhido para ser servido. Procure sempre cachaças mais envelhecidas e aromáticas neste caso.

Se a sua receita contém chocolate, uma cachaça envelhecida e com teor alcoólico alto lhe dará um sabor equilibrado e delicioso. Para a famosa combinação de queijo com goiabada, quanto mais velha a cachaça, melhor será o sabor.

A cachaça ainda pode ser utilizada na preparação de diversas receitas doces, como mousses, brigadeiros e gelatinas. Tudo vale para encontrar uma boa harmonização e degustar de forma prazerosa essa bebida tão tradicional e versátil.

VOCÊ MERECE OS MELHORES LICORES E CACHAÇA

combo 5 licores salinas ouro
CACHAÇA