Cachaça no congelador? Aprenda algumas formas de se consumir cachaça
A cachaça, assim como outros destilados, possui diversas possibilidades de consumo: pura, com frutas, como ingrediente de algum prato e, sim, geladinha, direto do freezer ou com pedras de gelo. Algumas pessoas, inclusive, já mantêm sua garrafa preferida no canto do congelador. Veja abaixo algumas sugestões de consumo.
Cachaça + água potável:
Colocar água na cachaça é ainda um taboo… Mas queremos mostrar para vocês que a experiência da cachaça diluída está bem longe daquela expressão: “jogar água no chopp”.
Na Escócia, tradicionais destilarias de whisky encorajam os visitantes a diluírem seus single malts durante as degustações. E aqui no Brasil, especialistas em cachaça também estão convencidos que um pouquinho de água pode ajudar a melhorar os sabores da bebida. Para resolver essa questão, um grupo de cientistas suecos decidiu pesquisar os motivos.
De acordo com a pesquisa, após a diluição, moléculas aromáticas adquiridas no processo de envelhecimento do destilado, como o guaicol, se desprendem do etanol e sobem para a boca da taça. Dessa forma, ao dar um gole, a percepção aromática é mais nítida. No caso de destilados que utilizam caramelo para sugestionar envelhecimento, o mesmo não acontece, portanto, colocar um pouco de água na taça é também uma maneira de desmascarar defeitos.
Então a nossa conclusão é que para uma avaliação sensorial o certo é degustar a bebida em temperatura ambiente com o opcional de adicionar um pouco de água para reduzir a percepção alcoólica e destacar os aromas e sabores da bebida; no entanto, deve-se evitar água da torneira, que contém cloro e minerais que interferem na avaliação sensorial.
Cachaça + gelo:
É possível consumir cachaça com pedras de gelo – on the rocks. Mas ao contrário da adição de água, que destaca os aromas da bebida, o gelo tende a diminuir rapidamente a temperatura do copo e tornar menos perceptíveis as características sensoriais do destilado.
Outro cuidado é não deixar que o gelo derreta e deixe a cachaça muito aguada e sem graça. Dessa forma, recomenda-se adicionar poucas pedras de gelo em cachaças bastante aromáticas, como aquelas envelhecidas por alguns anos em madeira.
Uma ideia é fazer gelo de água de coco e colocar em uma boa cachaça envelhecida em carvalho. Uma experiência legal é fazer gelo de chá preto e tomar com uma cachaça que tenha em destaque os aromas de especiárias, como uma cachaça envelhecida em bálsamo.
Nos dois casos acima, prefira uma cachaça com teor alcóolico de no mínimo 44%, já que cachaças menos potentes podem perder muita personalidade com a diluição.
Cachaça no congelador:
Uma boa dica é harmonizar uma branquinha recém tirada do congelador com frutos do mar, como lula e polvo. Para acompanhar esses aperitivos, prefira uma cachaça mais amena, com teor alcoólico com no máximo 42%. A cachaça depois de uma noite no freezer fica mais licorosa, refrescante e sua percepção alcoólica diminui na boca – ela fica “perigosa” para os desentendidos.
Como sugestão, coloque no congelador uma boa cachaça envelhecida em amburana. A cachaça gelada somada a doçura da madeira ganha corpo de licor, sendo recomendado consumo após uma refeição ou acompanhando sobremesas.
Mas aí fica a pergunta: cachaça não congela?
A resposta é muito simples: sim, cachaça congela, como tudo que é a base de água. Porém, para isso acontecer seria necessária uma temperatura de -12° a -40° Celsius, dependendo do teor alcoólico.
A água pura, apesar de entrar em estado sólido a 0°C, quando misturada a outros elementos, como o álcool, sofre o efeito coligativo, alterando seu ponto de solidificação. Ou seja, a cachaça, assim como outros destilados, congela, só que a temperaturas muito baixas – que nossos eletrodomésticos não são capazes de atingir.
O fato é que, cowboy ou on the rocks, na caipirinha, acompanhando um prato e até mesmo como ingrediente do mousse de chocolate, é possível consumir essa bebida genuinamente brasileira das mais variadas formas – sem medo de esquecê-la no congelador e se decepcionar ao encontrá-la congelada como acontece com a cerveja.